quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sistemas Operacionais 64 bits valem a pena?

Desde que a AMD lançou os seus processadores 64 bits, o mercado foi obrigado a dar uma mexida estratégica. Já que as possibilidades para esses processadores são muitas.
Assim a Apple já começou desenvolver aplicações e sistemas operacionais para isso como o Mac OS X e seus usuário foram os primeiros a curtir essa ondam, e também várias distribuições de Linux surgiram.

Ai veio a Microsoft com o seu Windows XP 64 bits, isso mesmo existe esse cara, mas pelo visto não foi bem sucedido já que quase ninguém conhece e pouquissimas pessoas usam. Enfim chegou o Vista, que em seu DVD de instalação vem tanto com a versão 32 e 64 bits.

Abaixo segue uma listagem de prós e contras com relação ao uso do 64 bits.

Prós:
  • O espaço de endereçamento é muito maior. Adiciona-se 4 gigabytes, 6GB, 8GB, a quantidade que for e estará disponível para aplicações. Isso quer dizer uma performance melhor, para aplicações 64 bits;
  • Compatibilidade com aplicações futuras, já desenhadas na arquitetura de 64 bits.

Contras:
  • Suporte a alguns drivers não devem existir para alguns periféricos antigos;
  • Algumas aplicações 32 bits podem não funcionar.
  • Você precisará de mais memória. Como 64 bits realiza cálculos mais complexos sua memória terá de ser maior para "aguentar" o SO e as aplicações.

Conclusão:
Se você é usuário doméstico, não há muitas aplicações desenhadas para a arquitetura 64 bits, o número vem aumentando mas ainda sim não como 32 bits. O ganho performance com isso será minima já que nem tudo é feito pra 64 bits. Logo espere mais um tempo, espere que o mercado desenvolva mais aplicações para 64 bits.

Caso você tenha algum servidor, sua situação é diferente, veja se o aplicativo que está rodando suporta 64 bits, se sim mude agora ;)
E de preferencia em Linux.

Abraços

Nenhum comentário: