quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Preparado para o Linux?


Você é antenado em tecnologia, mas sempre usou Windows, passando o tempo você percebe que muitas pessoas ao seu lado vem usando Linux, falando de Linux etc.

Daí você se faz a pergunta “Será que estou preparado para usar o Linux?”.

Muita gente fica com medo de usar um sistema operacional tela “preta” e que não conseguirá fazer mais nada, que não sabe os comandos etc.

Eu tenho uma boa noticia pra você esse mundo já mudou muito desde que Linus Toward resolveu abrir seu projeto na Internet.

Hoje temos diversas distribuições do Linux, que seria algo como um carro, todos usando uma engenharia parecida, com motor, volante, rodas etc, mas bem diferentes e com diferentes propósitos. Dentre esses existem nomes mais conhecidos como Red Hat / Fedora, SuSe / Open Suse, Debian, o temido Slackware e o Ubuntu.

Qual dos acima escolher é uma decisão difícil, já que é quase como uma doutrina cada distribuição, com certeza para você que é iniciante não vá para o Slackware já que esse é bem “básico” e tudo deve ser configurado e personalizado manualmente.

Desses sitados eu recomentaria o Ubuntu para um iniciante, por que?

  1. Ele é praticamente todo auto-configurado, ele descobre seu hardware e procura o driver adequado para ele automaticamente.

  2. Você pode instalar no Windows (a partir da versão 8) isso mesmo, você instala um linux dentro do seu windows como se fosse um programa qualquer. E a partir daí você irá acostumando até o momento em tornar seu computador um dual-boot (Windows e Linux) e quem sabe um dia ficar só com ele no seu computador.

  3. É a comunidade que mais cresce logo se tiver alguma dúvida, procurar respostas em forums e listas de discussão não será problema.


Em relação ao Windows, você sentirá obviamente diferença entre as telas e os programas utilizados, mas tudo existe nesse mundo, abrir documentos Word, Excel, Power Point? Ele vem instalado com o Br-Office que é compatível com esses documentos. Ver filmes com codec? Mais fácil que no windows que se precisa baixar e instalar mil programinhas, nele o próprio programa de vídeo baixa o codec adequado para visualizer determinado formato. Internet? Firefox, Opera, Koqueror entre outros. Ah vírus? Hehehehe, esse meu amigo é uma coisa que ainda não vi no Linux :D.


Vá aos site e descubra por você mesmo :


Ubuntu: http://www.ubuntu-br.org/

Debian: http://www.debian.org/index.pt.html

Fedora: http://fedoraproject.org/

Open Suse: http://www.opensuse.org/pt-br/

Slackware: http://www.slackware.com/


Nenhum comentário: