segunda-feira, 8 de junho de 2009

Achei um Bug no Windows 7


Estava eu feliz e contente com a recém finalização do meu download do windows 7 beta, criei um dvd e dei boot tudo como manda o figurino de instalação do SO, até ai tudo bem.

Minhas primeiras impressões foram muito boas, o visual e principalmente a memória, pegou uns 512 Mb na inicialização.

Como não sou masoquista fiz questão de colocar um anti-vírus ainda mais em um windows fresquinho para hackers, coloquei o kapersky, no xp sempre utilizo o avg free mas como falam bem o do kapersky resolvi testa-lo.

Passados 2 semanas tudo ia muito bem, até que o anti-vírus quando inicializava logo após entrar no windows travava o computador. Como já passei por vários problemas do tipo em outras versões do windows, reinicializei o notebook, apertei a tecla mágica F8 e fui para o modo de segurança, entrou normalmente sem inicializar o anti-vírus, sendo assim pensei "vou desisntalar o kapersky e depois instalo outro anti-virus" pois bem, entrei e fui remover o programa.

Quando me veio uma mensagem do tipo "Você só pode remover programas no modo usuário" fiquei pensando, "ele ta me falando que só posso remover se tiver no modo normal?" se for já era, porque na inicialização normal ele travava tudo. Pois é no fim das contas fiz uma nova instalação do SO.

Isso pode ser uma nova política da Microsoft, outro modo de funcionamento sei la. Mas se o Windows 7 for frágil assim vai dar pra ver que vai ser difícil de usar, o programa da pau e você não consegue remover nem em modo administrativo, muito esquisito.

Outro problema é que não consegui reportar o bug, já que na versão beta você poderia mandar pra MS mas como tava travado, o que eu podia fazer?

To de volta no XP, não sei se no Release Candidate - RC o problema foi solucionado, já fiz o download falta testar.

Round 2 fight!!!

Abraços

6 comentários:

Lander disse...

hahahaha. era de se esperar. testa o RC e por diante. quando funcionar é só postar os fogos. Linux neles.

Unknown disse...

Não dava ao menos para impedir a inicialização do AV no modo seguro e depois iniciar no modo normal para desinstalar?

Abraço!

André Costa disse...

Amigo, uso o Windows 7 desde que saiu o RC, estou sempre atualizando o sistema operacional, trabalho com informatica a 6 anos, e nunca vi um sistema microsoft com tamanha eficiencia, é o melhor sistema operacional na minha opinião. Se o RC que uso já é muito bom, fico imaginando a versão final que acabou de sair. Bugs existem em todos SO microsoft, o windows XP mesmo desisti por causa dos bugs encontrados. Como o Val disse, bastava entrar em modo de segurança remover as entradas do inicializar do antivirus entrar em modo de user e remover o software. E para espanto de todos, na minha opinião, se quer um antivirus rapido e eficiente que não fica pegando coisas que nao existem como o kapersky e avira, instale o novo antivirus da microsoft extremamente leve e eficiente. No mais Win7 forever.

André Costa disse...

Complementando o que eu disse acima, o problema como você reportou não foi no SO, e sim no Antivirus, sendo assim favor tirar o mérito do produto danificado.

Pedro Igor disse...

André, a questão que levantei foi o fato de não conseguir desinstalar o anti-vírus em modo de segurança (F8 no boot). O que pra mim seria um bug do SO, já que qualquer software pode ocorrer problemas semelhantes, como vc mesmo disse que é um problema do anti-vírus. Um fato a se ressaltar é que eu fiz o teste ainda na versão beta e já estava bem redonda, e não sei se foi para a RC ou pra versão que entrará pra valer no mercado.
Quando o windows travava no modo normal, vi que o problema estava no anti-vírus e quis desinstalar, como não conseguia fazer nada no modo normal tentei o modo de segurança que não me permitiu realizar tal tarefa, o que eu poderia fazer? Em modo de segurança entendo que tenho q ter permissão pra fazer qualquer manutenção a ponto de melhorar ou consertar problemas detectados. No modo de segurança quando entrava no painel de controle e escolhia para desintalar o anti-vírus ele me retornava uma mensagem dizendo que era permitido e que só poderia fazer em modo normal. É isso que entendi como bug, já que não haveria mais nada a ser feito a não ser formatar a máquina. Ah e no modo de segurança ele não inicializava o anti-vírus, pra dizer que o processo estava rodando ou coisa parecida.

Valeu pelo comentário, espero ter esclarecido.

Pedro Igor disse...

André,
Só mais um comentário, não pense apenas como eu ou você que entendem um pouco mais de informática, pense num usuário comum. Acredito que entrar no modo de segurança pra ele já é um outro mundo e nunca ouviu falar nisso. Ainda mais ter que entrar nos processos, desabilitar o anti-vírus ou até mesmo mudar algum registro no regedit (nem sei se existe no windows 7) pra não inicializar no modo usuário, um trabalho complexo.
O windows como um SO que faz td pelo usuário deveria ser mais fácil do que mostrou nesse caso.

Abraços