sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Recuperando arquivo deletado no Linux

Estou no momento escrevendo minha monografia de pós graduação, enfim ela estava no meu pen-drive para dar mobilidade para acessar o arquivo no meu computador do trabalho e no meu notebook, até ai tudo bem.

Precisei usar o pen-drive, fiz uma cópia dos arquivos para o computador do trabalho e apaguei o pen-drive, fiz o que precisava fazer e quando fui voltar os arquivos do backup pro pen-drive verifiquei que os arquivos não tinha sido copiados corretamente, então iria deletar novamente o conteúdo do pen-drive e copiar novamente o backup, só que nesse momento crítico utilizando o Nautilus, gerenciador de arquivos usado no ubuntu ( parecido com o Windows Explorer) deletei justamente a pasta de backup. Ah! Não foi apenas delete e o arquivo foi para a lixeira, sempre deleto com shift+del nesse caso o arquivo tinha ido pro espaço e tudo o que tinha feito também.

Após me recuperar do gelo na barriga, resolvi entrar de cabeça no problema e pesquisar na internet como recuperar o arquivo, a primeira coisa que identifiquei é que os programas são feitos de acordo com o tipo de formatação do HD, ext2, ext3, ntfs etc. No meu caso é ext3, pesquisando mais um pouco achei o programinha chamado ext3grep.

Primeiro tive que fazer com que o programa lesse todos os arquivo possíveis para restauração já que nem tudo pode ser restaurado.

sudo ext3grep /dev/sda3 --dump-names

Repare que tive que colocar o dispositivo mesmo e não o ponto de montagem ou disco que ele representa.

Depois de listar várias coisas, demorou pra caramba porque achou vários outros arquivos já deletados, havia feito uma limpa de arquivos duplicados recentemente (motivo para um outro post, um programinha que realiza o hash dos arquivos para identificar duplicidade dos arquivos).

Achei o local onde se encontrava o meu arquivo e mandei logo o comando.

sudo ext3grep /dev/sda3 --restore-file pedro/pendrive_27102010/Monografia.doc

No diretório onde eu havia digitado o comando, surgiu um diretório RESTORED_FILES, dentro desse diretório ele criou toda a hierarquia das pastas e no final o meu arquivo.

Ufa!!! Salvei meu dia, mas tava com a cabeça ainda meio pesada!!!

Um comentário:

M. disse...

Eis um outro programa que também faz recuperação de arquivos, mas trabalha com ext3 e ext4:

http://extundelete.sourceforge.net/