terça-feira, 29 de julho de 2008

Firefox X Java 64 bits



É pessoal, se você já esta usando linux e por acaso instalou a versão 64 bits do seu Sistema Operacional você deve estar de saco cheio com o problema do java não é?

Eu recentemente tive que mudar a minha estação de trabalho para Linux e escolhi o Ubuntu pelas facilidades que ele possui, mas ai veio o problema na hora de acessar o site do BB, putf o tal o teclado virtual em java não abria de jeito nenhum.

Depois de várias pesquisas e informações a maioria inúteis consegui fazer o meu applet funcionar blz no firefox.

Pelo que li e entendi o problema é no Java 64 bits, tanto é que no próprio site para baixa-lo se encontra uma observação para baixar a versão 32 bits caso queria o java para browser.

Aqui em baixo vai um passo a passo do que fiz para resolver o meu problema:

1. Baixar o Firefox
Vá ao site e baixe o firefox mais recente.

2. Baixar o Java
Baixo o arquivo no seguinte link
http://java.com/pt_BR/download/linux_manual.jsp?locale=pt_BR&host=java.com

3. Instalar o firefox
Descompacte em um local conhecido como /usr/local/firefox32
Clique com o botão direito em cima do arquivo e abra com o “Compactador de Arquivos”

4. Instalar o Java
Extraindo os arquivos do java para um diretório
./jre-6u7-linux-i586.bin
Você será questionado sobre os termos de uso, etc, escreva 'yes' e tecle enter, um diretório deve estar sendo criado no local onde você executou o .bin do java.

Após executar o .bin do java, faça a mesma coisa coloque os arquivos descompactados em um local conhecido como /usr/local/java32.

5. Lincar o seu novo firefox ao seu java 32 bits.

cd /usr/local/firefox32/firefox/plugins
ln -s /usr/local/java32/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so libjavaplugin_oji.so

6. Executando seu novo firefox.
Feche todas as janelas do seu firefox atual, vá ao diretório onde descompactou o novo
cd firefox /usr/local/firefox32/firefox
./firefox
7. Pronto agora vá a algum site java para testar o applet.


Para colocar o novo firefox como o padrão a ser executado vá em /usr/bin e mude o link atual do firefox para o novo

Ex:
cd /usr/bin
ls -la firefox

unlink firefox
ln -s /usr/local/firefox32/firefox/firefox firefox

Pronto agora toda vez que algum programa chamar o firefox vai ser o que você acabou de instalar.

Espero ter ajudado...

Abraços

terça-feira, 22 de julho de 2008

Momento Firefox: Foxmarks

Você certamente já deve ter passado pela seguinte situação: você faz o backup de seus documentos, músicas, arquivos de instalação, enfim, o backup de seus arquivos. Após o backup, você formata o HD, reinstala o sistema operacional e os aplicativos, configura a rede, enfim, seu micro está pronto para ser usado. Quando você vai navegar em um site que estava armazenado nos favoritos, OPS!! ME ESQUECI DO BACKUP DOS FAVORITOS!!!!

Pois é. Esta é uma situação bem comum, principalmente entre usuários de Windows que normalmente não estão acostumados a navegar nas subpastas da “Documents and Settings”. Para solucionar este problema, temos uma extensão do Firefox muito útil: Foxmarks Bookmark Synchronizer.

Pra usá-la, você cria uma conta no Foxmarks, e seus favoritos são armazenados no servidor. Cada toda vez que você salva, apaga ou move um ou mais favoritos, o Foxmarks sinaliza uma alteração e estes favoritos são sincronizados com a versão do servidor. Você pode configurar também a sincronização toda a vez que o browser for encerrado.

A extensão é muito útil também para quem usa mais de uma máquina. Todos os favoritos que você adiciona no seu computador do serviço estarão disponíveis também no navegador de seu micro pessoal, e vice-versa. Além disso a extensão é compatível com sistemas operacionais diferentes, em suma seus favoritos do Linux podem ser usados em um computador com Windows, e assim por diante.

E o mais importante: tem versão em português.

Saiba mais em http://www.foxmarks.com

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Faxina Geral


A segurança hoje das informações é fundamental para que seu PC e você navegue seguro pela Internet. Antigamente os vírus tinham o intuito de deletar suas informações, apaga-las, formatar o seu computador.

Com a evolução da informática, em todos os sentidos, foi percebido que o valor esta nas informações, logo destruir como antigamente não era bom nem pra quem projetava os vírus. Daí começaram a explorar esse lado das informações, ficam “quietinhos” sem parecer que você esta com contaminado pra poder pegar o máximo de informações.

Hoje em dia é possível se proteger bem sem gastar um tostão, sempre há quem diga que anti-vírus free não é bom, não presta, eu digo o contrario toda vez que instalei o Norton no meu PC deu pau, sei lá porque mas dava, tinha até prazo contado uma semana, putft tinha que formatar o computador.

Pois bem, é verdade que apenas um software não será suficiente para deixar seu computador 100% seguro, mas um conjunto de 3 ou 4 com certeza. Mas fique calmo, não são pesados e funcionam muito bem.

Eu uso os seguintes:


Com essa pequena coletânea me sinto seguro, vejo pelo fato de que meu computador não fica pesado, e qualquer coisa estranha um deles me avisa. Se você tiver preferência por outro Anti-vírus ou anti-spyware fique a vontade para trocar, mas eu recomendo os acima. O importante é sempre mante-los atualizados já que surgem vírus a toda hora.

Uma coisa que faço temporariamente é realizar um scan de vírus em sites frees para perceber se algum vírus não mudou o meu próprio anti-vírus para aceita-lo. Entro em sites como o da trend micro, bit defender ou kaspersky para faze-lo.

Ah, se pegar vírus não se apavore, o seu anti-vírus irá te dar o nome e pesquisando no google como remover, você encontrará várias ferramentas para remoção e instruções.

Abraços

sexta-feira, 11 de julho de 2008

E-book de verdade é no Flazx!!!

Descobri a pouco tempo esse site, e entrou definitivamente nos favoritos do meu Firefox. Livros de verdade para download, na área de informática livros que possuem custos altíssimos aqui no Brasil, isso porque tem isenção de impostos hein?

O flazx divide o site por assuntos, como web, engenharia de software, inteligência artificial dentre outras áreas, além de campos de pesquisa. O grande lance como já disse em posts anteriores é saber inglês todos os livros são as versões em inglês de livros.

Uma pimentinha ai: É fundamental para qualquer profissional da nossa área saber inglês, pra mim pré-requisito, a quantidade de documentação, posts, artigos em inglês é enorme e sempre você acha alguma coisa e sai do outro lado quando se esta com problemas. Além disso as traduções de alguns livros técnicos são terríveis e fazem até confundir conceitos básicos da determinada tecnologia. Em alguns cursos que fiz, já até me disseram pra fazer prova de certificação em inglês para não ter problemas com traduções.

Para se ter idéia tem as seguintes séries bastantes conhecidas pelo pessoal da área de TI:

  • O’Reilly Nutshell
  • O’Reilly Hacks
  • O’Reilly Defenitive Guide
  • O’Reilly Learning
  • O’Reilly Missing Manual
  • O’Reilly Pocket Reference
  • For Dummies For Dummies
  • Que Bible
  • Microsoft Press Inside Out

Os livros são basicamente em dois formatos, pdf e chm (formato do help do windows).

Aproveitem http://www.flazx.com

Abraços

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Cansado de decorar senhas? Vai uma dica Keepass!!

Um programinha muito interessante no mundo web de hoje, qualquer site você precisa de uma senha tudo requer login, até ai tudo bem mas chega uma hora que não se sabe mais os logins e senhas que se possui.

Ficamos perdidos e o pior de tudo é que existem sites que não possuem o famoso link de “esqueci minha senha” para te enviar um e-mail com sua senha e outra, pra qual e-mail de ele enviou?

E pra quem é administrador de ambientes? Já pensou? Vários servidores windows, linux, banco de dados, ta penando na bagunça? Calma o keepass vai te ajudar ;) .

Esse software tem o intuito de te ajudar a guardar suas senhas com segurança, bastando saber a senha dele, isso mesmo uma senha para todas. Ele armazena as senhas em um banco de dados bloqueado com uma senha mestra, esse banco de dados é criptografado usando um dos melhores e mais seguros algoritmos de criptologia conhecido.

Uma característica interessante é que ele permite o uso de um pen drive para desbloquear o conteúdo junto com a senha-mestra. E outra característica fundamental é que é FREE!!

Ah, por favor pessoal, não exagerem colocando suas senhas de banco né?

Abaixo segue o site do projeto:
http://keepass.info/

Abraços

Fonte: Revista INFO

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Aprenda java brincando!



Parece até as chamadas de brinquedos que tinham o cunho didático né? A idéia principal é muito por ai, a IBM inventou a um tempo atrás uma API java para desenvolver um robozinhos que batalham em uma arena.

A idéia evoluiu e existe até campeonato mundial, o projeto se chama Robocode e hoje em dia não pertence mais a IBM e sim a comunidade.

“Nesse joguinho” o programador desenvolve seu robô com diversas característica para tentar vencer a batalha contra outros robozinhos, com essa API da pra se ter uma ótima idéia da programação em java, objetos, herança etc. Logo se aprenderá brincado, o bom é que a API do jogo é infinitamente menor que a API java de programação tradicional ficando limitado o universo de estudo do programador, obviamente que a utilização da API tradicional também é utilizada, mas muito mais para operações aritméticas básicas.

Conhecendo melhor o programador vai perceber que o robozinho possui três instrumentos básicos, o seu eixo, o seu scaner e o seu canhão. O eixo do robô para direciona-lo, o eixo do scaner para procurar o adversário, como um radar e o canhão para apontar onde esta o adversário e atirar. O interessante que são eles possuem certa dependência, se o eixo do robô girar para direita o canhão e o scaner também irão girar é possível faze-los girar separadamente, más há o intervalo do clock, ou seja o momento pra cada um será seqüencial, realizando as tarefas na seqüência em que se programa.

Por exemplo:
1 - girar eixo principal 45º a direita. (Todo o robô ira girar 45º a direita)
2 - girar scaner 45º a direita (Aqui o scaner totaliza 90º já que girou 45º do eixo principal mais os seus 45º)
3 - girar canhão 45º a esquerda (volta a posição para onde o canhão estava apontado antes de girar o eixo principal)

Segue abaixo o link da comunidade onde se encontrará mais informações e exemplos:
http://robocode.sourceforge.net/


Abraços

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Internet Explorer para Linux!


É isso mesmo, essa é a tarefa do IEs4Linux. Para quem trabalha como web designer em alguma das distribuições Linux e precisa testar javascript entre outras coisas tem como opção o IEs4Linux. Esse foi o intuito de Sérgio Lopes estudante brasileiro desenvolvedor do projeto.

O Internet Explorer utiliza a WinAPI ou seja para essa função no Linux será necessário a utilização do Wine, o grande problema é a grande quantidade de DLLs necessárias para sua utilização, a idéia do projeto é te ajudar nessa etapa.

Basicamente o IEs4Linux é um conjunto de scripts que baixam automaticamente os pacotes CAB comprimidos do site da Microsoft, ajustam os arquivos e o instalam através do Wine. Atualmente as versões 5, 5.5 e 6 são suportadas, porém na versão de testes já é suportado a versão 7.

Um aspecto muito interessante é que o IEs4Linux, permite que se instale diversas versões do IE no Linux, algo que a Microsoft mesmo não permite em seu S.O.

Te interessou?
Segue o link para a página do projeto:

http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Main_Page

Fonte: Revista Easy Linux

Abraços