quinta-feira, 3 de julho de 2008

Aprenda java brincando!



Parece até as chamadas de brinquedos que tinham o cunho didático né? A idéia principal é muito por ai, a IBM inventou a um tempo atrás uma API java para desenvolver um robozinhos que batalham em uma arena.

A idéia evoluiu e existe até campeonato mundial, o projeto se chama Robocode e hoje em dia não pertence mais a IBM e sim a comunidade.

“Nesse joguinho” o programador desenvolve seu robô com diversas característica para tentar vencer a batalha contra outros robozinhos, com essa API da pra se ter uma ótima idéia da programação em java, objetos, herança etc. Logo se aprenderá brincado, o bom é que a API do jogo é infinitamente menor que a API java de programação tradicional ficando limitado o universo de estudo do programador, obviamente que a utilização da API tradicional também é utilizada, mas muito mais para operações aritméticas básicas.

Conhecendo melhor o programador vai perceber que o robozinho possui três instrumentos básicos, o seu eixo, o seu scaner e o seu canhão. O eixo do robô para direciona-lo, o eixo do scaner para procurar o adversário, como um radar e o canhão para apontar onde esta o adversário e atirar. O interessante que são eles possuem certa dependência, se o eixo do robô girar para direita o canhão e o scaner também irão girar é possível faze-los girar separadamente, más há o intervalo do clock, ou seja o momento pra cada um será seqüencial, realizando as tarefas na seqüência em que se programa.

Por exemplo:
1 - girar eixo principal 45º a direita. (Todo o robô ira girar 45º a direita)
2 - girar scaner 45º a direita (Aqui o scaner totaliza 90º já que girou 45º do eixo principal mais os seus 45º)
3 - girar canhão 45º a esquerda (volta a posição para onde o canhão estava apontado antes de girar o eixo principal)

Segue abaixo o link da comunidade onde se encontrará mais informações e exemplos:
http://robocode.sourceforge.net/


Abraços

Nenhum comentário: