sexta-feira, 13 de junho de 2008

Como escolher o seu PC e/ou Notebook?

Bem eu como formado em computação, vários amigos meus me perguntam:

“Ah, será que esse computador é bom? Será que presta, essa marca é boa?” que em muitas vezes confesso que enche o saco, não é porque você é formado em computação que você tem que saber das minúcias de um determinado modelo de computador, ou qualquer tipo de componente tecnológico. Sempre se tem uma idéia geral que quem é da área sabe que uma boa documentação/manual é o suficiente pra se chegar a uma conclusão.

Vamos ao que interessa, muitas vezes você vai a uma loja varejista e vê milhares de notebooks e pcs e fica sempre desconfiado, do preço do vendedor e acha melhor não levar nada pra não fazer besteira.

Um bom início é saber pra que você quer o seu computador? Essa pergunta é chave para sua compra. Muitos querem um computador apenas para acessar a internet, ajudar na criação de trabalhos escolares, abrir emails etc. Um computador pra esse fim não precisa ter uma configuração rebuscada, logo não será tão caro. Já outros querem um computador para jogar jogos 3D, realizar editoração gráfica, editoração de áudio etc, esses computadores sim precisam ter uma configuração boa. Percebam aí que já temos uma finalidade explicita.

Hoje em dia os principais quesitos a serem observados nos computadores são a memória RAM, HD e o processador (CPU), desses três já se tira uma boa conclusão do que você esta levando pra casa.

Basicamente quando falamos de memória RAM e HD, quanto mais melhor, maioria dos PCs de hoje a venda possuem 1Gb de memória, se você tiver a opção do mesmo computador pelo mesmo preço e com 2Gb de memória, você já sabe o que fazer, vá no que tenha mais. Esse princípio também deve ser seguido para o HD hoje em dia 160Gb é um número mais que suficiente, lembrado que você precisa saber da finalidade, se quer guardar muitas fotos, musicas, filmes, você já pode ir pensando em um pouco mais ;).

Já com relação a processador o negócio não é assim. Um dia já foi quanto mais Mhz (Mega Hertz) possuía o computador mais “rápido” ele era. Hoje nós temos dois principais fabricantes de processadores a AMD e a Intel. Como as montadoras de carros GM e VW possuem seus carros de entrada e topo de linha a Intel e AMD possuem os seus processadores.

A Intel tem seu processador de entrada o Celeron, são mais baratos e econômicos (gastam menos energia elétrica), os Pentiuns que eram o topo de linha e estão se aposentando e os Core 2 que são atualmente o topo de linha da Intel para PCs e Notebooks. Assim como os carros do básico ao completo se tem a diferença de preços, ai chegamos ao bolso, se a diferença entre comprar um computador que tenha mesma quantidade de memória RAM e HD com processadores diferentes Intel Celeron e Intel Core 2 for pequena ficaremos com o Core 2, caso não, temos que novamente avaliar a finalidade do computador.

Já a AMD possui o modelo Semprom como modelo de entrada, em seguida se tem o Atlhon que também está se aposentando, porém um modelo esta com seu fôlego todo que é o Athlon 64 que tem uma arquitetura bastante diferente de um com o nome de apenas Athlon. O que foi dito pra Intel se encaixa perfeitamente a realidade da AMD quanto a escolha dos melhores.

Quanto a competição entre AMD e Intel prefiro me abster, isso é quase como religião, time de futebol, partido político etc. Uma coisa que é fato são os preços, geralmente o AMD é um pouco mais barato que o Intel.

Refinando um pouquinho a escolha, muitos têm filhos que querem um computador pra jogar e pra fazer o dia á dia de casa nesse caso minha dica é uma placa de vídeo não compartilhada ou OffBoard, o que é isso? Na verdade você não precisa saber, nas especificações técnicas do computador geralmente no quesito placa de vídeo está falando se é ou não compartilhada. Para quem quer a explicação a placa de vídeo compartilha tem esse nome porque compartilha a memória de vídeo com a memória do computador (RAM) logo uma que não é, possui sua própria memória ficando assim separada e tendo um desempenho ligeiramente melhor. Além disso a placa de vídeo não compartilhada também possui um processador próprio, individualizando o processamento do vídeo, fazendo com que o processador e a memória do PC ou notebook fique para realização de outras instruções do computador que não o vídeo.

Com relação aos notebooks a realidade é praticamente a mesma, sendo que é um pouco mais raro de se encontrar com placas de vídeo sem ser compartilhada, mas nada impossível.

Com relação a marcas entendo que o importante é como o suporte técnico das empresas irá realizar o atendimento em caso de problema com o computador. Essa informação podemos encontrar pesquisando na própria internet.

Esse é minha primeira publicação por isso, gostaria se receber críticas e sugestões a respeito do blog agradeço a todos que participarem.

Abraços.



2 comentários:

Anônimo disse...

Bem interessante Igor! Depois voce avisa qual será a frequencia de atualizações! Abraço e Sucesso

Anônimo disse...

Blz de blog Pedrão!
Gostei da iniciativa!
Depois quero ver as próximas publicações!
Abraço!