quarta-feira, 25 de junho de 2008

Guerra dos SO Móveis: Symbian Open Source???

Parece uma notícia de 1º de abril, mas não é. A Nokia anunciou ontem a compra dos 52% restantes da Symbian que se encontravam nas mãos de suas concorrentes, como a Samsung, a Sony Ericsson, entre outras. Veja aqui.

Com essa aquisição, será criada a Symbian Foundation, uma fundação que conta com gigantes do setor de informática e telecomunicações como a AT&T, Eletronic Arts, Texas Instruments, Motorola, Sony Ericsson, entre outras, além da própria Nokia. A Symbian Foundation, que começa a operar a partir de 2009, pretende em um prazo máximo de dois anos migrar toda a plataforma Symbian para Open Source, sob a Licença EPL - Eclipse Public License 1.0.

Mas o que a Nokia ganha com isso? Em primeiro momento, ela dá um golpe nas pretensões do Google com a sua plataforma Android, que já nasceu Open Source. Em um segundo momento, a Nokia traz para seus produtos uma característica essencial para qualquer negócio: inovação. Com isso ela puxa para o seu lado, uma maior gama de desenvolvedores que torciam o nariz para o Symbian por ser uma plataforma proprietária e abraçaram a causa do Android.

E o que eu, usuário de celular, ganho com isso? Simples. Os usuários de celulares com a plataforma Symbian terão uma variedade muito maior de aplicativos à sua disposição. E com isso, aplicativos com mais qualidade.

O interessante é que tem muitas empresas atirando para todos os lados. Estas empresas que anunciaram fazer parte da nova Symbian Foundation, também são membros da Open Handset Alliance - a aliança responsável pelo Android - como as operadoras T-Mobile e NTT DoCoMo, as fabricantes LG, Samsung e Motorola e as empresas de semicondutores Texas Instruments e Broadcom. E, pelo andar da carruagem, é possível que essa lista aumente ainda mais.

Referência: http://zumo.uol.com.br/2008/06/24/nokia-compra-symbian-vira-open-source/

Nenhum comentário: